Quenton Cassidy, atleta da Southeastern University, sonha percorrer uma milha em quatro minutos. Quando está prestes a atingir sua meta, porém, a agitação política e cultural provocada pela Guerra do Vietnã chega ao pacato departamento de atletismo de sua universidade, mudando de forma repentina o rumo de sua vida: ao se envolver em um protesto organizado pelos colegas, Cassidy é suspenso da equipe de atletismo.
Sob a tutela de seu amigo e mentor Bruce Denton, ganhador de uma medalha de ouro olímpica, Cassidy abre mão daquilo que seria seu futuro e incluía uma bolsa de estudos e a namorada, para se entregar a um refúgio monástico no campo. Lá, ele começa a treinar para a competição de sua vida: uma disputa de igual para igual com o maior nome da história das corridas de uma milha.
Um raro relato sobre os desafios dos corredores de elite, Era uma vez um corredor é até hoje um dos romances mais bem-sucedidos de público e de crítica. Em narrativa inspiradora e divertida, revela o que o homem é capaz de fazer para superar seus limites e se tornar um campeão.
"É, de longe, o retrato ficcional mais preciso do mundo dos corredores profissionais... uma descrição maravilhosa de como as coisas realmente são."Sports Illustrated
"Leia Era uma vez um corredor porque é uma grande história, contada de maneira grandiosa."Outside
"Há um paralelo extraordinário entre o ritmo desse romance e uma corrida bem-sucedida."Running Times