"Minha irmã Ana e minha amiga Maristela sempre foram uma referência para mim e, consequentemente, para a Palavra Cantada […]." - Paulo Tatit, músico e fundador, com Sandra Peres, do selo Palavra Cantada.
Neste primeiro livro da coleção Brinco e Canto, Brincadeiras Cantadas de Cá e de Lá, a artista plástica Ana Tatit e a professora de música Maristela Loureiro encantam crianças e adultos em 30 diferentes brincadeiras de roda brasileiras e estrangeiras, retratando um pouco da cultura de países como Alemanha, França, Itália, Portugal, Argentina e Colômbia.
Cada brincadeira traz letra da canção, tradução livre (no caso de canção estrangeira), orientações de como brincar e partitura. Além disso, todas vêm acompanhadas de áudio ou vídeo, para que se possa ouvir a canção enquanto se aprende a letra. As músicas são interpretadas por Virgínia Rosa, com percussão de Ari Colares e violão de Jonas Tatit e, nos vídeos, as brincadeiras são interpretadas pelo grupo Tiquequê.
A coleção Brinco e Canto
Em uma parceria que une artes visuais, música e um amor declarado pelo brincar, Ana Tatit e Maristela Loureiro idealizaram a coleção Brinco e Canto, organizada em 4 volumes. Paulo Tatit afirma, na quarta capa, que a coleção é uma ferramenta importantíssima para auxiliar o educador em suas aulas, diminuindo a dificuldade enfrentada para inserir a música no cotidiano escolar.
Sobre as autoras
ANA TATIT é professora de graduação e de pós-graduação em Linguagens Artísticas, com mestrado em Artes Plásticas pela Faculdade Santa Marcelina (FASM-SP). Já participou de exposições no Paço das Artes, no MAC–Ibirapuera, entre outras, e recebeu o Prêmio Aquisição no XV Salão de Arte Contemporânea na Casa de Cultura de Ribeirão Preto (SP). É autora do livro 300 Propostas de Artes Visuais, em parceria com Maria Silvia Machado, publicado pela Editora Loyola.
MARISTELA LOUREIRO participa como flautista de grupos de música de câmara. É mestra em Música pelo Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (IA-UNESP), campus de São Paulo. É professora de pós-graduação na Faculdade Santa Marcelina (FASM-SP), onde também dá aula nos cursos de licenciatura e bacharelado em música. Professora de flauta doce, percepção e musicalização na Escola Municipal de Iniciação Artística (EMIA-SP), atua nas redes municipal, estadual e particular na formação de professores de música do ensino fundamental e infantil.