A essência dos ensinamentos destilada nas palavras de quem realmente estudou e praticou.
“Joias Raras do ensinamento buddhista” é uma coletânea de artigos de autores contemporâneos da tradição buddhista.
Seu objetivo é introduzir o leitor a um novo mundo de significado por meio do olhar de pessoas que buscaram compreender e seguir aquilo que o Buddha ensinou.
13 grandes nomes estão presentes no livro: Leonard A. Bullen, Khammai Dhammasami, Ayya Khema, Maha Ghosananda, Gyomay Kubose, Koyo Kubose, Bhikkhu Bodhi, Rewata Dhamma Sayadaw, Francis Story, Godwin Samararatne, Ajahn Payutto, Ajahn Chah, Ajahn Buddhadasa.
Numa combinação de autores monásticos e praticantes laicos, este livro aborda temas variados desde o Buddhismo enquanto treinamento da mente, práticas meditativas, aplicação na vida diária, até sua visão de justiça social, o lugar do amor e da compaixão, e dicas importantes sobre como lidar com o envelhecimento, sofrimento e o processo de morrer.
Todos os seres buscam a felicidade. Todos os seres sofrem por não a conseguirem. Ou sofrem quando pensam que a obtiveram e temem perdê-la. E assim anda a vida dos homens seguindo em uma sucessão constante de desejos e esperanças. Todos os seus anseios se dirigem àquilo que pensam que vai trazer a eles a felicidade. Este livro trata da Felicidade vinda de uma vida harmoniosa e sábia, e do Sofrimento que vem quando não entendemos sobre a vida. Como diz um de seus autores: “Olhando para dentro, você se torna consciente da unidade com todas as coisas. O Buddhismo ensina a você como viver de dentro para fora. Olhe para dentro e viva sua verdadeira vida”.
“O fio que une os ensaios que compõem esta antologia é o do pragmatismo. O Buddhismo aqui apresentado não o é pelas cores, cânticos, transes místicos ou revelações extáticas. Aqui o Buddhismo é assentado no corpo e mente do leitor. É o Buddhismo conforme consta nas suas fundações, como originado da busca do jovem príncipe que abdicou de uma vida inventada e amarrada a inevitável angústia para descobrir se haveria uma vida real e se esta valeria a pena ser vivida. É isto a que o leitor é levado a refletir quando contempla estas joias raras”.