Fazer um tour pela Europa, passando por vários países, é o sonho de muita gente. Agora, esse sonho ganhou um aliado. O guia Lonely Planet: Descubra a Europa, que a Globo Livros acaba de lançar, traz todos os pontos turísticos obrigatórios do continente, como a Torre Eiffel de Paris ou o Coliseu de Roma, e também destinos maravilhosos às vezes esquecidos, como a britânica Bath e a austríaca Salzburg. Com ele, é possível montar uma expedição enxuta e inesquecível.
Escrito por 13 autores diferentes, todos especialistas em suas respectivas regiões, o guia aborda Espanha, França, Itália, Alemanha e Grécia e os grupos Grã-Bretanha e Irlanda, Holanda, Bélgica e Suíça, Áustria e República Tcheca – indicando o que é imperdível em cada lugar e, o melhor de tudo, sugerindo roteiros práticos e bem elaborados para o viajante aproveitar sem perder tempo. Que tal, por exemplo, ir de Barcelona a Florença passando pela deslumbrante Côte d’Azur francesa? Ou da Bélgica à Áustria cortando a Alemanha?
Ninguém duvida que a riqueza histórica é o ponto forte da Europa. Nada como navegar pelos canais de Veneza ou de Amsterdã para se sentir em outra época. Sabendo bem disso, o guia percorre a herança medieval de Praga, os encantos do complexo palaciano de Alhambra, na cidade espanhola de Granada, e os castelos à beira do rio Reno e do Danúbio. Sem falar, é claro, da grandiosa Acrópole de Atenas.
Mas não é só de passado que vive o solo europeu, muito pelo contrário. Baladeiros de plantão saberão exatamente onde desembarcar: em Londres, capital da vida noturna, ou, quem sabe, na Old Town de Edimburgo, onde não faltam pubs. Já os esportistas serão atraídos às estações de esqui de Chamonix, na França, ou de Zermatt, na Suíça – e também às águas cristalinas das Ilhas Gregas e da costa italiana... Que escolha difícil.
Provar champanhe na região francesa de Champagne (onde mais?), cerveja em Munique, chocolates em Bruxelas... O viajante verá que autenticidade é uma marca do Velho Continente. E, para ajudá-lo a fazer escolhas legítimas e fugir das ciladas turísticas, o guia lista sugestões de hotéis, bares, restaurantes e até de transportes mais adequados para cada situação. Mapas coloridos mostram direitinho onde tudo está.
Em suas quase 850 páginas, há ainda um calendário com o que acontece na Europa mês a mês, um glossário básico para ajudar o leitor a se virar nas principais línguas e dicas de como se deslocar de trem entre os países, além de outras informações úteis que facilitam, e muito, a organização da viagem. É só escolher um roteiro, fazer a mala e... Europa, aqui vou eu!